Cavalo assilvestrado

Cavalo assilvestrado e potro.

Um cavalo assilvestrado é um cavalo que vive em estado selvagem, mas que descende de cavalos domésticos que escaparam ou foram abandonados ou deliberadamente soltos na natureza. Como tal, um cavalo dito assilvestrado não é um animal selvagem no sentido de um animal sem ancestrais domesticados, embora seja selvagem no sentido de geralmente viver livremente. Assim como cavalos selvagens, são animais que frequentemente se encontram sob ameaça de extinção.

Cavalos assilvestrados são animais de manada e vivem em grupos chamados "tropas", compostos por animais que compartilham um território comum. Esses grupos são geralmente pequenos, podendo conter desde três a cinco animais, como por vezes mais do que uma dúzia.

As tropas de cavalos assilvestrados são geralmente lideradas por um garanhão dominante, acompanhado de outros machos, seus potros e cavalos imaturos de ambos sexos. Eventualmente, na ausência de um garanhão dominante, o grupo pode se manter com alguns machos menos dominantes. Essa composição pode variar ao longo do tempo, conforme os animais jovens são expulsos do grupo em que nasceram e se juntam a outros grupos, ou conforme garanhões jovens desafiam garanhões mais velhos para o controle do grupo. No entanto, considerando os ecossistemas fechados das áreas protegidas onde frequentemente esses animais vivem atualmente, para que se mantenha a diversidade genética do grupo e sua população seja sustentável o número de animais deve se manter entre cento e cinquenta e duzentos indivíduos.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search